Entendendo os Clientes – Marketing 3.0

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Em um dos processos que estou participando me solicitaram um texto, uma resenha sobre uma assunto, que eu particularmente me interesso muito: Interesses; sociais, culturais, dos meus clientes. A venda fora top down, o encantamento e principalmente a sinergia de ideias, e empresas.Resolvi compartilhar com vocês aqui no https://anitaplaneja.wordpress.com/2015/05/18/entendendo-os-clientes-marketing-3-0/ minhas ideias sobre o tema.

“Não compre o que eu vendo, acredite no que eu acredito!”

marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. (KOTLER & ARMSTRONG, 2007: 4)

O marketing hoje, compreende a basicamente todas as áreas de uma empresa, pois é através dele que conseguimos traduzir os anseios, os objetivos, a representação daquela marca para as pessoas e para o mercado.

Visto isso, equipes estratégicas, como a de Vendas, precisam estar altamente alinhada às estratégias de marketing, devido à complexidade que envolve a comercialização de um produto ou marca. Hoje, é cada vez mais necessário que empresas vendam mais do que produtos ou satisfação de uma necessidade imediata. Elas precisam conhecer seus clientes para compartilhar com eles um ideal, com objetivo de satisfazer necessidades também sociais e psicológicas.

Sendo assim, conhecer o mercado em que uma empresa está inserida, bem como seus concorrentes, nos permite ter uma noção de como devemos nos posicionar e, principalmente, como podemos entender nossos clientes.

Estratégias de Branding, criando marcas que despertem o interesse dos consumidores e realizando o Inbound Marketing, permite maior assertividade nas vendas e, por sua vez, melhores resultados.

Um Marketing bem feito inviabiliza a necessidade de “vendedores”, porém não dispensa uma equipe de vendas, consultores que se interessem em saber mais do seu produto e marca, e consequentemente do seu cliente. Enquanto O Marketing Colaborativo e o Marketing Cultural vão definir qual conteúdo será oferecido ao mercado, o Marketing Espiritual mostrará o caminho de como oferecer ao mercado esse conteúdo. Logo, cabe a essa equipe entender esses conceitos, e primordialmente, saber como despertá-los em seus consumidores.

Portanto trabalhar o marketing e vendas como equipes distintas é um erro, uma vez que estratégias de trade marketing, alinhadas ao Branding e ao marketing 3.0, permitem a fusão de valores. Valores da empresa para seus clientes, valores sociais. É acreditar que o produto não é apenas útil, mas que irá satisfazer suas necessidades emocionais, de uma forma sustentável.

Por Anita Engel Naves baseado no texto de Flavio Tavares
https://www.linkedin.com/pulse/n%C3%A3o-compre-o-que-eu-vendo-acredite-acredito-flavio-tavares?trk=prof-post

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