Nissan bombardeia a Ford. Qual a Eficácia?

Postado em Atualizado em

Nos EUA a chamada ” propaganda comparativa” é uma prática de mercado.  Exemplos clássicos disso são as memoráveis propaganda de Pepsi X Coca- Cola. Mas, por aqui no Brasil, esse tipo de campanha tem alguns problemas:

Primeiro, o CONAR apenas libera fazer comparação de produto se houver uma argumentação objetiva (como resultados de estudos clínicos ou pesquisas que comprovem as diferenças) e se o anunciante se comportar de forma ética – o que é raro nesses casos.

Segundo, a população brasileira não consome esse tipo de comercial. Em geral, nós preferimos que os anunciantes se concentrem em ressaltar seus benefícios.

Em um comercial que era para ser bem humorado, uma dupla de rappers engenheiros da Ford se vangloriam do luxo que tem obtido através dos consumidores que compram seus carros.

No refrão da música cita a frase: “O luxo todo que eu tenho é do dinheiro de vocês. Pagando preço 1.8 por um carro 1.6.”.

Até acho interessante a propaganda comparativa, mas quando bem feita e fundamentada. Além de usar de argumentos banais; diferença de 3mil reais a mais do preço da Ford. A Nissan não estimula em nenhum momento a opção pela compra do seu carro.

Os argumentos não se sustentam e parecem até brincadeira infantil, com “xingamentos” bobos. O Tiida não se compara com o Focus. E sinceramente, após ver esse comercial me deu vontade de comprar o carro da concorrência.

Grande risco assumido pelo Marketing da Nissan.

O vídeo foi criado pela agência,Lew’Lara\TBWA,.

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2 comentários em “Nissan bombardeia a Ford. Qual a Eficácia?

    Van disse:
    março 3, 2011 às 2:03 pm

    Concordo com vc, é divertido e ousado, me admira o cliente ter aprovado isso, será que passou pelo jurídico na Nissan??? Deve ter passado, pq esses japas não são bobos…mas personificar os engenheiros da Ford como pilantras tbm achei ofensivo…..

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    anitaplaneja disse:
    março 3, 2011 às 5:06 pm

    A Lew’Lara\TBWA já solicitou a Nissa que retire o comercial do ar, pois o retorno não foi nada positivo para a marca, além das multas do Conar.

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